Trata-se de um documento estabelecido e adotado pelo Instituto Nacional do Seguro Social – INSS na comprovação da exposição aos agentes ambientais nocivos à saúde ou à integridade física do trabalhador.
Objetivo do LTCAT
Conforme, estabelece o art. 58 da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que dispõe sobre os planos de benefícios da previdência social, o Laudo Técnico das Condições do Ambiente de Trabalho – LTCAT tem como objetivo identificar a exposição aos agentes físicos, químicos, biológicos ou a associação de agentes prejudiciais à saúde ou à integridade física do trabalhador, para fins de concessão da aposentadoria especial.
Portanto, é importante ressaltar que o LTCAT não possui a finalidade de caracterização e classificação da insalubridade e periculosidade, em atendimento as normas regulamentadoras do Ministério do Trabalho e Emprego – MTE.
Conteúdo do LTCAT
Segundo, o parágrafo II da lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, o LTCAT deve conter informações sobre a existência de tecnologia de proteção coletiva ou individual que diminua a intensidade do agente agressivo a limites de tolerância e recomendações sobre a sua adoção no respectivo estabelecimento.
Além disso, o art. 247 da instrução normativa INSS/PRES nº 45, de 06 de agosto de 2010, estabelece que na análise do Laudo Técnico de Condições Ambientais do Trabalho – LTCAT seja observado os seguintes aspectos:
Alguns diferenciais da RAMO:
Manutenção de documentos;
Gestão on-line;
Consultor exclusivo;
Veja também:
PPRA
LTCAT
PCMAT
Avaliações Ambientais
Solicitar Orçamento Rápido
Opções de Contratação
Por demanda
Contrato / faturamento mensal
Se preferir, acesse também:
Chat Online E-mail Telefone Skype Central do Cliente
Informações técnicas:
A RAMO se compromete em não fornecer informações coletadas através de nossos formulários para nenhum fim que não seja a execução e operação do projeto contratado.
Aqui suas informações estão protegidas