O Laudo de Insalubridade é o documento técnico-legal que estabelece se os empregados da empresa têm ou não direito ao recebimento do adicional de insalubridade (10%, 20% ou 40% do salário-mínimo), em virtude da exposição a agentes físicos, químicos e/ou biológicos, considerando os limites de tolerâncias estabelecidos pelas legislações e as proteções fornecidas pela empresa.
Após a visita de um profissional habilitado da RAMO, sua empresa receberá um documento, contendo as conclusões em relação à exposição dos trabalhadores aos agentes nocivos (causadores de insalubridade), bem como alternativas técnicas para evitar o pagamento dos adicionais de insalubridade, quando for o caso.
Como o próprio nome diz, insalubre é algo não salubre, doentio, que pode causar doenças ao trabalhador por conta de sua atividade laboral.
A insalubridade é definida pela legislação em função do tempo de exposição ao agente nocivo, levando em conta ainda o tipo de atividade desenvolvida pelo empregado no curso de sua jornada de trabalho, observados os limites de tolerância, as taxas de metabolismo e respectivos tempos de exposição.
Assim, são consideras insalubres as atividades ou operações que por sua natureza, condições ou métodos de trabalho, expõem o empregado a agentes nocivos à saúde, acima dos limites de tolerância fixados em razão da natureza, da intensidade do agente e o tempo de exposição aos seus efeitos.
Alguns diferenciais da RAMO:
Manutenção de documentos;
Gestão on-line;
Consultor exclusivo;
Veja também:
PPRA
LTCAT
PCMAT
Avaliações Ambientais
Solicitar Orçamento Rápido
Opções de Contratação
Por demanda
Contrato / faturamento mensal
Se preferir, acesse também:
Chat Online E-mail Telefone Skype Central do Cliente
Informações técnicas:
A RAMO se compromete em não fornecer informações coletadas através de nossos formulários para nenhum fim que não seja a execução e operação do projeto contratado.
Aqui suas informações estão protegidas